PAINEL DE SENHA E GESTÃO DO ATENDIMENTO

BREVE HISTÓRIA

Basicamente podemos identificar três modelos principais de atendimento presencial ao longo do tempo:

  • Fila “Indiana” em cada guichê, usada até aproximadamente 1990 em bancos e correios. Atualmente ainda é utilizada em fila de carrinhos de supermercados e filas de caixa automático (“Dispenser Cash”).

Neste processo de atendimento nenhum painel de senha era utilizado. Vejam que vídeo engraçado que ilustra como era (pessoas nascidas nas décadas de 50 e 60 lembram bem o que era pegar a fila errada, p.e. atrás de um office boy!). Continue lendo>>

 

  • Fila “Indiana” única para vários guichês de atendimento, utilizada aproximadamente até o ano 2000 em bancos e correios. Atualmente ainda é utilizada em fila rápida de supermercados e lotéricas.

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Modelos de Painel de Senha comumente usados neste processo:

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Fila Virtual: Espera sentado com um ticket de papel com o número da posição na fila. É a mais usada atualmente.

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Modelos de Painel de Senha comumente usados neste processo:

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Resumo dos processos de atendimento das filas de espera:

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Conclusão:

A história evolutiva do processo de atendimento presencial mostra que as senhas impressas dominam as preferências principalmente pelo conforto e possibilidades de gestão que oferecem.
No entanto, cada modelo ainda encontra aplicações e podem ser uma boa escolha conforme as características e investimentos disponíveis no seu ambiente de atendimento.

E com o advento do celular (smartphones) e aplicativos o que vem por aí?

Aguardem nossos próximos artigos.

 

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