Gestão de Atendimento em Saúde

Um atendimento  ágil e de qualidade é fundamental, principalmente quando o assunto é saúde, em que o tempo de espera pode ser decisivo na situação do paciente. Gerenciar o atendimento em saúde de forma eficaz é possibilitar que a manutenção desta seja realizada, garantindo a satisfação dos usuários e fortalecendo a imagem do estabelecimento de saúde perante à sociedade.


 

Nas últimas duas décadas, com o surgimento de novas tecnologias e, por sua vez, de novas formas de comunicação e relacionamento com os consumidores, a gestão em saúde tem passado por grandes transformações com vistas a profissionalização dos processos de atendimento e uma maior efetividade nos resultados.

 
Essa mudança de paradigmas, aliada a uma comunicação direta, instantânea e interativa com os públicos, impactou no aumento da competitividade entre as organizações, visto que, com o acesso a informação, o nível de exigência dos usuários também aumentou, requerendo, por sua vez, uma reestruturação das unidades de saúde.

 
Essa reestruturação passa por identificar e minimizar alguns problemas – de estrutura física e de recursos humanos -, enfrentados diariamente pelos gestores, profissionais e usuários dos serviços de saúde na garantia de um atendimento de qualidade.

 
Como forma de exemplificar essa ideia, alguns questionamentos podem ser levantados:
•    Que ações precisam ser tomadas para reduzir as filas de espera?
•    Qual o número de funcionários necessários para que sua empresa preste um bom atendimento ao cidadão?
•    Qual o tempo médio que o usuário do seu serviço normalmente tem que aguardar para marcação de consulta?

 
Essas (e outras) reflexões costumam incomodar os gestores, porque a espera em demasia, entre outras dificuldades encontradas para se garantir um bom atendimento, podem resultar em estresse, multas e ações judiciais, além da insatisfação do cliente com relação ao estabelecimento. Nesse sentido, é importante planejar estrategicamente – e de forma humanizada -, os processos em saúde, verificando a eficiência do atendimento, dos mecanismos de controle, da racionalização e da análise para a proporcionar uma melhoria contínua da sua Gestão de Atendimento.

Para te ajudar nesse processo de gestão, preparamos algumas dicas:

 
Soluções para o dia a dia



Já existem no mercado soluções para atendimento voltadas para a área da saúde que oferecem suporte ao planejamento de gestores, administrando filas e permitindo maior agilidade e controle no atendimento aos pacientes. Essas tecnologias possuem amplas possibilidades de monitoramento em tempo real de todo processo de atendimento, ajustes de tempo de espera, triagem de pacientes por urgência de atendimento, relatórios de produtividade do atendente, organização inteligente de senhas com direcionamento aos guichês e uma série de arquiteturas possíveis em emissores, painéis e opcionais para o sistema. São soluções que visam otimizar o atendimento, garantindo maior eficiência nos processos.

 
Atendimento Humanizado

 
O atendimento ao paciente deve estar em todos os cantos. Os usuários dos serviços de saúde, mais do que qualquer outro, precisa de cuidados especiais visto a fragilidade física e emocional a que está submetido. Nos postos, nas clínicas ou nos hospitais, o atendimento deve ir além do balcão e tomar forma junto com todos os profissionais envolvidos que, sintonizados com a mesma política de atendimento, conseguem garantir respostas mais precisas, de acordo com cada atribuição.

 
As instituições devem oferecer aos usuários um atendimento de qualidade, rápido e seguro, contar com profissionais qualificados – com competências para cuidar da saúde física e mental de seus pacientes, além de possuir uma estrutura física acolhedora e confortável. Pensar com sensibilidade o processo de gestão é um diferencial visto que contribui para um atendimento humanizado, facilitando o dia a dia dos gestores e garantindo a melhoria nos fluxos internos.

 
Atender com qualidade é um diferencial

 
Um planejamento estratégico de serviços aliado a uma equipe qualificada e humanizada e ao uso de novas tecnologias é fundamental para garantir a execução com eficácia das atribuições, de acordo com as políticas de atendimento estabelecidas pela organização. Prestar um serviço com qualidade é imprescindível, uma vez que este é um dos poucos diferenciais possíveis entre uma organização e outra e é este ponto que dará visibilidade para o cliente/usuário fazer a sua escolha entre uma organização e seus concorrentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com um consultor Specto

Preencha o formulário abaixo. Logo um de nossos consultores retornará o contato!